08 de junho de 2017

              

CNS PARTICIPA DE EVENTO INTERNACIONAL PARA ESTIMULAR EMPREGO FORMAL 

A Confederação Nacional de Saúde participa pela primeira vez da Convenção da Organização Internacional do Trabalho como titular na bancada dos empregadores

 

O coordenador jurídico da CNS, Dr. Alexandre Zanetti e o membro do conselho jurídico, Dr. Rodrigo de Linhares, seguem em Genebra acompanhando os debates na  106ª  Convenção da Organização Internacional do Trabalho - OIT. Na Comissão de Trabalho Decente os debates giram em torno da formação de um ambiente favorável à criação e ao desenvolvimento de empresas, com sustentabilidade econômica, além de medidas que estimulem a geração de emprego formal, reduzindo a informalidade.

As reuniões da Comissão de Empregadores deverão se estender nos próximos dias, com a análise de cada um dos artigos que constituem a norma que será proposta e encaminhada para ser deliberada em plenário, por meio de votação tripartite dos delegados de cada país, representantes dos empregados, empregadores e do Poder Público.

Os trabalhos na Comissão de Migração Laboral reforçam a questão da governança.  "Um dos maiores desafios dos empregadores é o de conseguir estatísticas corretas das migrações, combater a ilegal migração do trabalho, evolução quanto ao local de trabalho e desafios operacionais, para tanto, se faz necessário aumentar a cooperação dos Ministérios do Trabalho, bem como aprofundar a cooperação com grupos governamentais sobre migração como a OIT e outros organismos internacionais", afirma o coordenador jurídico da CNS, Alexandre Zanetti.

Um ponto importante é a participação do sistema sindical e afins, para capacitar as empresas na recepção dos migrantes, tendo como coordenação de todos esses pontos, necessariamente, o setor privado.

CNS

A Confederação Nacional de Saúde marca novamente presença em mais uma edição da convenção da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra na Suíça. A CNS, em anos anteriores,  participava como convidada e pela primeira vez, está indo como participante oficial da delegação brasileira. A Conferência Internacional do Trabalho é o órgão supremo de decisões da OIT. Todos os anos no mês de junho, o evento congrega as delegações tripartites de 187 estados membros. Os encaminhamentos acontecem em sessões plenárias e em comissões técnicas. A Convenção deste ano encerra no dia 16 de junho.