08 de dezembro de 2017

FOTO: Orlando Amaral (esq.), Salomão Rodrigues Filho e
Antônio Fernando Carneiro, atual vice-diretor e diretor eleito da Faculdade de Medicina da UFG.
CRÉDITO: UFG


Salomão Rodrigues Filho recebe a Medalha de Honra UFG 2017

Em solenidade realizada no dia 30 de novembro, no Teatro Asklepiós, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia (GO), o médico Salomão Rodrigues Filho foi homenageado com a Medalha de Honra UFG 2017, concedida a ex-alunos da instituição que tenham dado relevantes contribuições à sociedade. Formado em medicina pela UFG em 1971, o psiquiatra Salomão Rodrigues foi homenageado por estar se destacando no exercício da profissão, na organização da classe médica e na defesa da ética médica e da qualidade da saúde em Goiás e no Brasil ao longo destes 46 anos.

Conselheiro e ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), membro da Academia Goiana de Medicina, vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS) e do Sindicado dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg), diretor e ex-presidente da Associação Médica de Goiás (AMG) e com uma grande trajetória profissional dedicada à área da saúde e à classe médica, Salomão Rodrigues foi indicado para a homenagem pela Faculdade de Medicina da UFG.

Vários colegas e conselheiros do Cremego, dentre eles o presidente Leonardo Mariano Reis e o presidente da AMG, José Umberto Vaz de Siqueira, prestigiaram a entrega da medalha a Salomão Rodrigues pelo reitor da UFG, Orlando Amaral, que ressaltou que “a Universidade se orgulha de ter sido escolhida pelos homenageados como instituição de ensino e de ser um lugar que lhes proporcionou crescer como cidadãos”. Essa foi a segunda solenidade de entrega da comenda, criada em 2013.

Para Salomão Rodrigues é uma honra estar entre os homenageados pela instituição responsável pela formação de grandes nomes da medicina goiana. “É um grande reconhecimento e um importante incentivo para a sequência do trabalho que temos desenvolvido, com o apoio de muitos colegas médicos, em prol da medicina e da sociedade”, disse o homenageado, ressaltando ter a dimensão de que recebeu uma importantíssima honraria e que ser escolhido pela Congregação de Professores da Faculdade de Medicina e distinguido pela Reitoria da UFG com a Medalha de Honra da UFG significou muito para ele.