09 de março de 2017
      

FEHOSUL completa 28 anos de luta por uma saúde mais justa

Entidade é formada por 9 sindicatos filiados e representa mais de 20 mil instituições de saúde 

 

Fundada em 9 de março de 1989, a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL), comemora 28 anos de existência, com avanços e conquistas ao longo de quase três décadas de atuação. Na sexta-feira (10 de março) a entidade promove em conjunto com o seu sindicato filiado da capital (SINDIHOSPA) o seminário Tendências e Inovações em Saúde, com a participação de lideranças e dirigentes do estado e conferencistas do centro do país. As inscrições estão encerradas pelo site, mas poderão ser feitas a partir das 13h no local do evento (AMRIGS).

“Será a oportunidade de demonstrarmos que continuamos avançando para sermos efetivos agentes transformadores em nossas comunidades. O evento pretende entregar soluções e apresentar tendências que impactam o mundo assistencial e de negócios no complexo campo da saúde. Estamos convencidos de que a atividade contribuirá para elevar ainda mais a qualidade dos serviços de saúde ofertados à população gaúcha”, disse o presidente Cláudio Allgayer.

Fundação

Com os debates ocorridos na fase de elaboração da atual Constituição Federal, entre os anos de 1987 e 1988, os então dirigentes da Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) verificaram que o setor patronal da saúde, em nosso Estado, estava sub representado, em termos sindicais – existiam apenas os sindicatos de hospitais de Porto Alegre e de Pelotas. Nessa época o RS contava com 333 municípios, contra os 497 atualmente. Por outro lado, a nova Carta Constitucional, que estava sendo redigida, concedia aos sindicatos uma maior abrangência de atuação no marco da reconquista das liberdades individuais e sociais consagrada no Estado Democrático de Direito.

Com todas essas razões, o então presidente da AHRGS, Dr. Paulo S. Maciel encarregou o diretor da entidade Cláudio Allgayer, em 1989, de transformar as secções regionais da entidade hospitalar em sindicatos patronais autônomos, representativos da categoria de hospitais, clínicas e laboratórios, nas diferentes regiões de nosso Estado.

O primeiro sindicato constituído sob este movimento foi o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Serrana, com sede em Cruz Alta, fundado no dia 17 de dezembro de 1988, que elegeu como seu primeiro presidente o médico Pedro Bandarra Westphalen, atual deputado estadual e Secretário de Transportes do governo Sartori e na época Diretor do Hospital Santa Lúcia, de Cruz Alta.

Subsequentemente, nos três meses seguintes foram criados mais quatro Sindicatos regionais de hospitais e estabelecimentos de saúde, os quais constituíram, nos termos da legislação, o núcleo que formatou a fundação da FEHOSUL, tendo como seu primeiro presidente o já então presidente da AHRGS, o médico Dr. Cláudio José Allgayer.

Atualmente, a FEHOSUL é constituída por 9 sindicatos filiados, os quais apresentam base territorial que abrange todo o Rio Grande do Sul.

Sindicatos fundados em 1989 e seus representantes

REGIÃO NORDESTE: o primeiro presidente foi o economista Armando Piletti, então administrador do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves.

REGIÃO FRONTEIRA: primeiro presidente, o pecuarista e contador Ilso Menegás, provedor da Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito – Hospital São Luiz.

REGIÃO SERRANA: Pedro Bandarra Westphalen, diretor e proprietário do Hospital Santa Lúcia, de Cruz Alta. Atualmente é vice-presidente da FEHOSUL.

PLANALTO MÉDIO E ALTO URUGUAI: presidido por Ilário Jandir de David, administrador do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo.

LITORAL: João de Almeida Pereira, presidente do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

Fato marcantes

Em 1990 a FEHOSUL é admitida na Federação Nacional de Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS).

Ainda em 1990 o Sindicato de Laboratórios de Análises Clínicas ( SINDILAC ) filiou-se à FEHOSUL.

Em 1991, mais três sindicatos patronais se unem à FEHOSUL, das regiões Sul, Centro e Vale do Rio Pardo e Taquari.

Em 1992 é fundado o Sindicatos dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Grande Porto Alegre, com o então presidente o médico Antônio Carlos Pinto Messias.

No mesmo ano, o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde de Pelotas filia-se à FEHOSUL.

No ano de 1994, é fundada a Confederação Nacional de Saúde, em Brasília. A FEHOSUL, juntamente com a FEHOSPAR (Paraná) e a FENAESS são as federações fundadoras da entidade máxima de representação patronal da saúde no Brasil.

Em 1994, o Sindicatos dos Hospitais de Porto Alegre (SINDIHOSPA) até então filiado à Federação do Turismo e Hospitalidade é admitido na Fehosul.

Em 2015 a Faculdade de Tecnologia em Saúde ( FASAÚDE ) se torna braço educacional do Sistema FEHOSUL, com cursos de graduação, pós-graduação e extensão

Vantagens e benefícios

A FEHOSUL hoje representa hospitais, clínicas (como oncologia, odontologia, medicina veterinária, etc) laboratórios, casas de repouso, dentre outros tantos.

Dentre as ações e serviços oferecidos para as empresas regularizadas sindicalmente, destacam-se:

– ASSESSORIA EM NEGOCIAÇÕES  coletivas de trabalho e dissídios;

– ASSESSORIA JURÍDICA  nas áreas TRABALHISTA, CÍVEL, RESPONSABILIDADE CIVIL e TRIBUTÁRIA;

– ACREDITAÇÃO:  Incentivo e facilidades – valores diferenciados – para a adesão ao processo de acreditação pela Organização Nacional de Saúde (ONA). Lançamento em janeiro de 2016. Veja o lançamento do programa de incentivo e o Fórum de Boas Práticas  aqui ;

– DESENVOLVIMENTO FÓRUNS ( RH , LÍDERES, JURÍDICO, OMUNICAÇÃO),  reunindo dirigentes das instituições, gestores de RH, advogados e profissionais de comunicação das instituições de saúde. Os fóruns promovem discussões com especialistas, identificam carências das áreas, traçam estratégias para o mercado, apresentam estudos e publicações, além de materiais de apoio;

– NEGOCIAÇÕES COM IPE-SAÚDE E OPERADORAS,  através dos grupos de especialidades (formado por segmentos econômicos da saúde), busca dados, realiza análises, promove reuniões entre os envolvidos e sugere modelos de remuneração adequados à realidade de mercado;

– Extensa programação de CURSOS E SEMINÁRIOS GRATUITOS,  buscando aperfeiçoar o corpo funcional das instituições. Atividades realizadas de janeiro a dezembro, em Porto Alegre e regiões de atuação dos Sindicatos Filiados;

– DESCONTO EXCLUSIVO DE 50%  para o curso de Graduação em Gestão Hospitalar da Faculdade de Tecnologia em Saúde – Fasaúde;

– DESCONTOS NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO  da Fasaúde/IAHCS ;

– ROTEIROS DA SAÚDE:  Evento itinerante, levando informação precisa para gestores e dirigentes de hospitais, clínicas e laboratórios de todo o Estado. Bagé, Camaquã, Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Tramandaí e Santana do Livramento foram algumas cidades que já receberam a atividade.  Veja matérias  com algumas edições;

– EVENTOS COM OS CANDIDATOS AO GOVERNO ESTADUAL  (em períodos eleitorais), com entrega de propostas e reivindicações dos nossos representados. Espaço para os dirigentes fazerem perguntas e dialogar com os postulantes ao cargo.  Veja aqui ;

– INTERAÇÃO COM PODER PÚBLICO  e outras instituições, participando de comissões de saúde (estadual e municipais), audiências com o governador e secretário da saúde, direção do Ipergs, Assembleia Legislativa, OAB, Ministério do Trabalho, dentre outras esferas. Apresenta as demandas e defende a sustentabilidade da categoria junto aos poderes.

– INTERAÇÃO COM A AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS) , com audiências, consultas, reuniões e eventos em parceria (leia a matéria  Sistema Fehosul é recebido pelo presidente da ANS );

– AGENDA 2020:  Responsável por promover as reuniões do grupo técnico da  Câmara Temática da Saúde ;

– FEHOSUL NOTÍCIAS:  leis, portarias, normas técnicas, decisões jurídicas e tabelas de procedimentos, andamento das negociações, notícias exclusivas e em primeira mão (enviado somente para dirigentes que estejam regularizados com suas obrigações). Leia algumas notícias aqui;

– INFORMATIVOS:  sobre o mercado da saúde, através da newsletter do  Portal Setor Saúde ;

– COMUNICAÇÃO:  Publicação de releases dos representados e projetos especiais junto ao Portal de Notícias Setor Saúde  www.setorsaude.com.br  – matérias e entrevistas, valorização da marca, presença na web, apresentação de serviços, conquistas, redes sociais, blogs, twitter,  facebook  (com mais de 32 mil fãs/seguidores);

–  DIVULGAÇÃO DE EVENTOS E VAGAS DE EMPREGO  no Portal de Notícias Setor Saúde e em seus canais de divulgação ( https://setorsaude.com.br/oportunidades_de_emprego/ ). Diminui custos para os representados, em um canal já consolidado, com grande audiência. O SS se tornou referência no Brasil todo, pela qualidade de suas matérias e de seus colunistas.

– Encaminhamentos de propostas de leis que favoreçam a atuação dos prestadores:  REPRESENTATIVIDADE E CANAL DE DIÁLOGO  constante junto ao Ministério da Saúde, Congresso Nacional e Senado, com a atuação da Confederação Nacional de Saúde (CNS), entidade maior representativa do setor saúde;

– DEPARTAMENTO DE SAÚDE SUPLEMENTAR ( DSS )  da Confederação Nacional de Saúde (CNS), apresentando soluções para a melhoria do setor, com encontros realizados regularmente em Brasília. Os representantes da FEHOSUL levam pautas e promovem a inserção da realidade local em estratégias junto a órgãos competentes.