Presidente do CONASEMS participa de reunião de Diretoria da CNS

O Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS, Dr. Mauro Junqueira, a convite do Presidente da CNS, participou da reunião de Diretoria da Confederação no dia 09 de março quando manifestou a preocupação de 5.770 secretários municipais de saúde com relação ao orçamento da união, que segundo consta, tem recursos para atendimento aos usuários do SUS somente até setembro de 2016.

 

Estudos do Conasems demonstram que os valores empenhados em 2015 representaram 14,8% das receitas líquidas e que os novos cálculos com base na Emenda Constitucional 86/2015 reduziram o percentual para 13,2%, em 2016, o que corresponde a uma redução aproximada de R$ 10 bilhões para o exercício.

 

No próximo dia 29 de março, o Conasems tem programado evento em Brasília para mobilização na busca de alternativas que possibilitem a ampliação dos recursos financeiros do SUS, para o qual a CNS foi convidada a participar.

 

Além dos diretores da CNS, participaram da reunião o Presidente da FBH, Dr. Luiz Aramicy Bezerra Pinto, e o Superintendente da CMB, Sr. José Luiz Spigolon.