27 de dezembro de 2017


ISQua acredita nova versão do manual da ONA

Mais importante organização mundial de certificação na área da saúde aprovou o novo manual Brasileiro de Acreditação 2018

São Paulo, dezembro de 2017 - A ONA (Organização Nacional de Acreditação) se prepara para o lançamento da nova versão do Manual Brasileiro de Acreditação para as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde - 2018 e já recebeu a importante chancela da ISQua (Sociedade Internacional para a Qualidade do Cuidado em Saúde, na sigla em inglês). Com essa certificação, a metodologia e os padrões de qualidade de acreditação ONA são reconhecidos internacionalmente mantendo-a entre as melhores acreditadoras mundiais, e será válida até 2021.

O novo manual foi revisado por um Comitê técnico antes de ser submetido à aprovação da ISQua, única instituição que certifica mundialmente as organizações acreditadoras. Para isso, alguns conceitos e diretrizes foram alinhados aos padrões internacionais, trabalho que contou com a participação de vários representantes da ONA e de especialistas convidados.

“Quero parabenizar aos envolvidos no desenvolvimento deste novo manual e destacar a importância dessa conquista. Manter esse reconhecimento internacional traz um peso de grande relevo para o nosso trabalho. E nos mostra que estamos na direção correta”, comemora Dr. Claudio José Algayer, Presidente da ONA.

Uma das mudanças que aconteceram no novo manual foi a inclusão de novos serviços: atendimentos oncológios e medicina hiperbárica. O Manual Brasileiro de Acreditação para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde – versão 2018 será lançado oficialmente no início de 2018, com vigência a partir de julho de 2018. A pré-venda da publicação já está disponível através do site www.ona.org.br.

Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços desaúde, com foco na segurança do paciente. É reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Com 18 anos de atuação e mais de 500 instituições certificadas, a ONA se consolidou como a principal metodologia de acreditação de saúde do país. Sua metodologia possui Normas de Avaliações para 13 diferentes tipos de serviços para saúde, tais como: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva, serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, serviços de processamento de roupas para serviços de saúde, programas de saúde e prevenção de riscos, serviços de dietoterapia e de manipulação. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia,esterilização e manipulação.